Por que as abelhas morrem depois de picar uma pessoa?

As abelhas acabam morrendo porque, depois de deixar o ferrão — estrutura que está ligada ao abdome desses insetos preso na vítima, quase sempre elas acabam perdendo parte do seu tecido abdominal, morrendo de 15 a 30 minutos mais tarde.

De acordo com o The Sacramento Bee, que publicou a imagem, a foto é extremamente rara, sendo provavelmente a única no mundo a registrar esse momento. As imagens que constam em livros e publicações são meras ilustrações feitas por artistas.

O estilete é a parte do ferrão que entra na pele da pessoa quando a abelha pica. Este estilete é parecido com uma serra e se prende à pele. Depois de picar, a abelha se esforça para voar tentando se desprender da vítima, porém o ferrão fica preso causando o rompimento do abdômen do inseto. Desta forma, após, alguns minutos, ele morre.

No ser humano, a ferroada da abelha é bastante dolorida e, logo após a picada, o local atingido fica avermelhado, coçando e um pouco inchado. O veneno da abelha chama-se apitoxina. Não causa grandes danos em pouca concentração. Apenas algumas pessoas, muito alérgicas, exigem cuidados mais específicos.

FONTE: Super Interessante